terça-feira, 16 de abril de 2019

PUC-PR - PR - 2010 - R1 - 1 - Questao 1

PUC-PR - PR - 2010 - R1 - 1 - Questao 1

A Vigilância Epidemiológica tem como propósito fornecer informação técnica permanente para os profissionais da saúde que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos. A Notificação Compulsória tem sido a principal fonte da vigilância epidemiológica, a partir da qual, na maioria das vezes, se desencadeia o processo informação – decisão – ação. Para a inclusão de doenças e agravos na lista de notificação compulsória alguns critérios devem ser obedecidos, EXCETO:

A) Magnitude é aplicável a doenças de elevada frequência, que afetam grandes contingentes populacionais e se traduzem por altas taxas de incidência, prevalência, mortalidade e anos potenciais de vida perdidos.

B) Potencial de Disseminação, representado pelo elevado poder de transmissão da doença por meio de vetores ou outras fontes de infecção, colocando sob risco a saúde coletiva.

C) Vulnerabilidade, que é medida pela disponibilidade concreta de instrumentos específicos de prevenção e de controle de doenças, propiciando a atuação efetiva dos serviços de saúde sobre os indivíduos e coletividade.

D) A Ocorrência de Epidemias, Surtos e Agravos inusitados à Saúde são situações emergenciais que se impõem à notificação imediata de todos os casos suspeitos, com o objetivo de delimitar a área de ocorrência, elucidar o diagnóstico e deflagrar medidas de controle aplicável.

E) Compromissos Internacionais incluem obrigações assumidas por força do Regulamento Sanitário Internacional, estabelecido individualmente por cada país envolvido no regulamento. No caso do Brasil, em particular, exige-se a notificação compulsória dos casos de febre amarela, cólera e peste.

Gabarito: E

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário