domingo, 1 de maio de 2016

PUC-PR - PR - 2012 - R1 - 1 - Questao 1

PUC-PR - PR - 2012 - R1 - 1 - Questao 1

Com relação à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) Pediátrica, podemos afirmar que, atualmente, a terapia disponível não erradica o vírus nem cura o paciente, ela apenas suprime o vírus por períodos extensos de tempo e modifica o curso da doença para um processo crônico, sendo também importante a adesão do paciente ao tratamento. Com relação aos efeitos colaterais dos antirretrovirais utilizados em pediatria, assinale a alternativa CORRETA:

A) São efeitos colaterais mais comuns da zidovudina: acidose lática com esteatose hepática, hepatomegalia, miopatia, cefaleia e supressão da medula óssea.

B) São efeitos colaterais mais comuns do efavirenz: erupção cutânea, sintomas do SNC e psiquiátricos (por ex.: sonhos anormais, deficiência de concentração, insônia, depressão e alucinações).

C) São efeitos colaterais mais comuns da didanosina: cefaleia, diarreia, dor abdominal, mudança da cor da pele e densidade óssea diminuída.

D) São efeitos colaterais mais comuns da lamivudina: pancreatite, neutropenia, neuropatia periférica, miopatia, elevação dos triglicerídeos e diabetes mellitus.

E) São efeitos colaterais mais comuns do estavudina: prolongamento do intervalo PR no ECG, erupção cutânea raramente progredindo para síndrome de Stevens-Johnson e anemia hipocrômica e microcítica.

Gabarito: B

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário