segunda-feira, 2 de maio de 2016

ESPPA - RS - 2009 - R1 - 1 - Questao 2

ESPPA - RS - 2009 - R1 - 1 - Questao 2

Lactente de nove meses é levado à Unidade Básica de Saúde devido a um quadro de vômitos que se iniciou no dia anterior e de diarreia com seis evacuações líquidas hoje, juntamente com febre e inapetência no mesmo período. A mãe nega muco ou sangue nas fezes e refere que seu filho também está “gripado”. O médico ao consultar a Caderneta da Criança observa que somente foram realizadas as vacinas do primeiro mês, conforme a recomendação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério de Saúde (PNI/MS). No exame físico, o paciente encontra-se pálido, irritado, com sede, mucosas secas, olhos fundos, pulsos finos e elasticidade da pele diminuída, abdômen levemente distendido com ruídos hidroaéreos hipercinéticos, sem dor ou organomegalias à palpação enquanto que, o restante do exame, não mostra outras alterações. Baseado nessas informações, qual o provável agente etiológico do quadro acima e qual a conduta, de acordo com o Ministério da Saúde?

A) Rotavírus - Iniciar, na Unidade Básica de Sáude, terapia de reidratação oral, reavaliando periodicamente.

B) Rotavírus - Encaminhar para internação hospitalar para hidratação venosa e realização de exames complementares.

C) Shigella sp. - Aplicar uma dose de antiemético parental e iniciar, após 30 minutos, a terapia de reidratação oral na Unidade.

D) Shingella sp. - Liberar para casa com recomendação de aumento da ingestão hídrica e administração de soro caseiro após cada evacuação.

E) Saimonella sp. - Liberar para casa com prescrição de terapia de reidratação oral e orientação para retorno imediato em caso de piora.

Gabarito: A

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário