terça-feira, 3 de maio de 2016

HUGO - GO - 2013 - R1 - 1 - Questao 1

HUGO - GO - 2013 - R1 - 1 - Questao 1

O conceito de vigilância epidemiológica, segundo a Lei 8.080 é: "conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos". Em relação a esse conceito, é CORRETO afirmar:

A) Este conceito fortalece a dicotomia tradicional entre prevenção e assitência na área da saúde, que dificultava as ações de vigilância.

B) Este conceito estabelece a centralização das responsabilidades e funções do sistema de vigilância para o nível federal.

C) Este conceito está em consonância com os princípios do SUS, que prevê a integralidade preventivo-assistencial das ações de saúde.

D) Este conceito estabelece, como prioridade, o fortalecimento do sistema federal de vigilância epidemiológica, sem a participação dos municípios em função da autonomia técnico-gerencial para enfocar os problemas de saúde.

E) Este conceito está em consonância com os princípios do SUS, que estabelece avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas na direção federal, com atuação no âmbito local restrita à realização de coleta de dados.

Gabarito: D

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário