sábado, 6 de fevereiro de 2016

UFU - MG - 2013 - R1 - 1

UFU - MG - 2013 - R1 - 1


Questão 1


Você está de plantão no Pronto-Socorro e o porteiro relata que chegou uma paciente em "condições gravíssimas". Sobre este cenário, assinale a alternativa INCORRETA:

A ) O primeiro passo é pedir ajuda, levando imediatamente à sala de emergência, chamar pelo auxílio do enfermeiro e garantir rápido acesso ao desfibrilador, conforme preconizado pelo ACLS.
B ) O médico deve adotar uma postura ativa, aplicando o conhecimento específico para estabelecer prioridades.
C ) Colher uma história, fazer um exame físico rápido e dirigido para os sistemas respiratório, cardiovascular e neural, obtendo os dados vitais, Sat O2, e glicemia capilar.
D ) O tratamento para a correção da disfunção deve ser instituído logo após o diagnóstico.
E ) Os diagnósticos sindrômicos como choque, insuficiência respiratória, rebaixamento do nível de consciência ou "dor torácica" são decisivos para caracterizar uma situação de risco potencial.

Gabarito: D


Questão 2


Você está de plantão no pronto-socorro e atende o Sr. Eurípides, de 59 anos, tabagista, que notou uma dor muito forte no peito, "em aperto", com duração acima de 40 minutos. Foi acordado pela dor, acompanhado de sudorese profusa, sendo levado ao pronto-socorro por sua esposa. Em relação à estratégia de abordagem, assinale a alternativa INCORRETA.

A ) Deve ser administrado AAS, clopidogrel, realizar um ECG em até 10 minutos e depois administrar nitrato sublingual. Os marcadores de necrose miocárdica devem ser solicitados logo na chegada.
B ) O atendimento deve ser priorizado, instituindo algumas medidas (repouso, monitorização contínua, acesso venoso e oxigênio suplementar se SatO2 < 94%), ainda na sala do pronto atendimento.
C ) Exame físico deve incluir a avaliação da PA, a palpação dos pulsos, tempo de enchimento capilar, temperatura das extremidades, cianose, urgência de jugular e edemas, empastamento de "panturrilhas" e ausculta cardiopulmonar.
D ) A anamnese deve ser rápida e objetiva, buscando identificar os fatores de risco, as medicações em uso, alergias, asma, doenças prévias agudas e ativas história de cirurgias recentes.
E ) A estratificação de risco deve ser aplicada, pois os escores predizem a evolução de eventos cardíacos.

Gabarito: B

Questão 5


Sra. Madalena, 62 anos, é hipertensa controlada com enalapril e clortalidona. Há 3 dias iniciou com febre (2 picos diários de 38,4ºC a 39,2ºC), calafrios, disúria, algúria, mas mantendo bom volume urinário, sempre consciente. O exame revela temperatura de 39,2ºC, FC de 96 bpm, PA e FR normais, extremidades quentes, punho percussão positiva à direita. Exame de urina com leucocitúria incontável, urocultura em andamento, hemograma com 12.900 leucócitos com 16% de bastonetes. Assinale a alternativa INCORRETA:

A ) A situação ilustra uma sepse que é notada quando estão presentes dois ou mais critérios que estabelecem o diagnóstico de Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS), relacionado à infecção documentada ou presumida.
B ) O caso clínico retrata uma sepse grave. O foco infeccioso é urinário, provavelmente uma pielonefrite. A presença de febre e a leucocitose configuram o quadro de SRIS. A FC de 96bpm já reflete uma hipoperfusão tecidual, apesar da PA normal e do nível de consciência preservado.
C ) A possibilidade de choque séptico neste momento já deve ser considerada, pois há evidências claras de hipoperfusão tecidual.
D ) As metas devem ser atingidas nas primeiras 6 (seis) horas com a reposição volêmica, antibioticoterapia imediata e remoção de focos infecciosos.
E ) A SRIS pode estar presente em outras situações que não as infecções como os grandes traumas, queimaduras e pancreatite.

Gabarito: C

Quer mais questões? Acesse www.provaderesidencia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário