sábado, 11 de agosto de 2018

UFU - MG - 2014 - R1 - 1 - Questao 2

UFU - MG - 2014 - R1 - 1 - Questao 2

Marcos, 52 anos, casado, procura atendimento na Unidade Básica de Saúde da Família depois de visita domiciliar do agente comunitário de saúde, que o orientou a realizar consulta de rotina já que "não ia ao médico há anos". Está sem queixas e gostaria de realizar um check-up. Trabalha como açougueiro há 18 anos. Vai ao trabalho de bicicleta (40 minutos de percurso considerando a ida e volta). Pai hipertenso, IAM aos 63 anos e mãe com depressão. Exame físico normal. IMC=24,5 kg/m². PA= 118 x 78 mmHg (2 medidas). Em relação ao caso acima e considerando as orientações de rastreamento na Atenção Primária do Ministério da Saúde, responda à questão. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao rastreamento que deve ser recomendado para o Marcos.

A) Rastreamento da dislipidemia, já que é um paciente de alto risco cardiovascular.

B) Rastreamento de tabagismo e, caso positivo, deve-se realizar agendamento para participação em grupo de cessação do uso de tabaco, já que a intervenção breve não tem efetividade.

C) Rastreamento do uso de álcool, que pode ser realizado através do AUDIT ou do CAGE, que dão diagnóstico de dependência ao uso de álcool.

D) Rastreamento de câncer de próstata, através do toque retal, já que é contraditória a realização de PSA para screening deste tipo de câncer.

E) Rastreamento de câncer de cólon e reto, que pode ser realizado através da pesquisa de sangue oculto nas fezes, colonoscopia ou sigmoidoscopia.

Gabarito: E

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário