sexta-feira, 3 de agosto de 2018

PUC-PR - PR - 2014 - R1 - 1 - Questao 1

PUC-PR - PR - 2014 - R1 - 1 - Questao 1

Paciente feminina, 35 anos, há 3 anos com poliartrite simétrica em interfalangianas proximais, metacarpofalangianas, punhos, cotovelos e tornozelos com rigidez matinal superior a 1 hora. Alívio com uso de prednisona. Atualmente não está fazendo tratamento. É hipertensa e está em uso de enalapril 20 mg 12/12 horas. Gesta 2, para 2, aborto zero, usa DIU como método contraceptivo. Pai teve infarto fulminante aos 50 anos. Nega etilismo, tabagismo e uso de drogas ilícitas. Ao exame físico PA = 140/90 mmHg, FC = 72 bpm, peso = 60 kg e altura = 160 cm, exame osteoarticular com artrite em 2ª e 3ª interfalangianas proximais à esquerda e 1ª, 2ª e 4ª à direita, 2ª e 3ª metacarpofalangianas bilateral, punhos bilateral e tornozelos bilateral e "squeeze teste" positivo em tarso. Resumidamente traz VHS e PCR normais, sorologias para hepatites B e hepatite C negativas, fator reumatoide, anti-CCP e FAN negativos, LDL colesterol = 120 mg/dl, radiografia de mãos com osteopenia periarticular em interfalangianas proximais, metacarpofalangianas e ossos do carpo, sem erosões e radiografia de tórax normal. Segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Reumatologia, assinale a alternativa CORRETA.

A) A principal hipótese diagnóstica é artrite reumatoide. Apesar de ocorrer alívio com uso de prednisona, este medicamento não deve ser iniciado devido aos efeitos colaterais, tais como hipertensão arterial, diabetes, glaucoma e osteoporose.

B) A principal hipótese diagnóstica é artrite reumatoide. Uma vez que a paciente está muito sintomática, o uso de prednisona na dose de 40 mg está indicado, associado ao metotrexato.

C) A principal hipótese diagnóstica é a fibromialgia, pois a paciente tem poliartralgia difusa. Entretanto apresenta VHS e PCR normais, além de fator reumatoide, anti-CCP e FAN negativos. Deve ser iniciado fluoxetina na dose de 40 mg/dia.

D) A principal hipótese diagnóstica é artrite reumatoide. Neste caso deve ser iniciado metotrexato na dose de 10 a 15 mg uma vez por semana.

E) Não é necessário intervir sobre o LDL-colesterol, pois o alívio para esta paciente é um LDL-colesterol "menor ou igual a" 130 mg/dl.

Gabarito: D

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário