segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

UFU - MG - 2014 - R1 - 1 - Questao 1

UFU - MG - 2014 - R1 - 1 - Questao 1

Marcos, 52 anos, casado, procura atendimento na Unidade Básica de Saúde da Família depois de visita domiciliar do agente comunitário de saúde, que o orientou a realizar consulta de rotina já que "não ia ao médico há anos". Está sem queixas e gostaria de realizar um check-up. Trabalha como açougueiro há 18 anos. Vai ao trabalho de bicicleta (40 minutos de percurso considerando a ida e volta). Pai hipertenso, IAM aos 63 anos e mãe com depressão. Exame físico normal. IMC = 24,5 kg/m². PA= 118 x 78 mmHg (2 medidas). Em relação ao caso acima e considerando as orientações de rastreamento na Atenção Primária do Ministério da Saúde, responda à questão. Sobre rastreamento na Atenção Primária é CORRETO afirmar que:

A) A solicitação do check-up pelo Marcos pode ser interpretada como a realização de diagnóstico precoce ou de rastreamento, já que ambas são ações destinadas a identificar a doença em estágio inicial a partir de sintomas e/ou sinais clínicos.

B) Um programa de rastreamento deve ser aplicado à população de forma geral, independentemente se a pessoa concorda ou não em realizar o exame/procedimento, desde que se leve em consideração o acesso à população, a agilidade e as melhores evidências científicas.

C) O rastreamento tem o foco centrado no indivíduo e não na coletividade, já que é necessário rastrear uma grande quantidade de pessoas saudáveis e assintomáticas para detectar alguns pacientes com a condição pesquisada

D) Não faz sentido a implantação de um serviço de rastreamento se o benefício da detecção e do tratamento precoce com o rastreamento for menor do que se a condição fosse tratada no momento habitual de diagnóstico.

E) Toda vez que o paciente estiver preocupado e demandar uma intervenção de rastreamento (ex.: check-up), o profissional tem a responsabilidade de realizá-lo.

Gabarito: D

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário