sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

PUC-PR - PR - 2015 - R1 - 1 - Questao 2

PUC-PR - PR - 2015 - R1 - 1 - Questao 2

Mudanças profundas aconteceram nos últimos anos sobre a compreensão dos processos de saúde e doença. O modelo biomédico mostrou-se insuficiente frente à complexidade do conceito de saúde. Tornou-se necessário um novo conceito de cuidado, surgindo, então, a Atenção Primária à Saúde (APS), com foco na atenção integral. A APS caracteriza-se por:

A) Definir saúde como ausência de doença, tem sua atenção centrada no indivíduo, a intervenção tem predominância do profissional médico e o funcionamento do serviço baseia-se na demanda espontânea.

B) Ser centrada em ações curativas, o planejamento e programação de suas ações independente do perfil epidemiológico da população e compreende saúde como qualidade de vida.

C) Ter o hospital como principal serviço de cuidado, sendo este a porta de entrada do sistema de saúde.

D) Definir saúde como qualidade de vida, tem sua atenção centrada no coletivo, a intervenção é com equipe multidisciplinar e o funcionamento do serviço baseia-se na organização da demanda e acolhimento dos problemas da população.

E) Valorizar a participação comunitária e perfil local da população, embora esta não tenha qualquer mecanismo ou instrumento de interferência nas ações locais de saúde.

Gabarito: D

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário