sexta-feira, 14 de junho de 2019

UFS - SE - 2014 - R1 - 1 - Questao 1

UFS - SE - 2014 - R1 - 1 - Questao 1

Lactente de 1 ano e 6 meses, com diagnóstico prévio de Tetralogia de Fallot, em uso de propranolol. Trazido ao pronto socorro pela mãe, pois ficou roxinho, após aplicação da vacina BCG no posto de saúde. Ao exame encontrava-se cianótico 3+/4+, agitado e chorando. Foi colocado em oxigenoterapia. FC = 176 bpm, pulsos fortes e perfusão limítrofe. FR = 36 ipm, esforço leve a moderado, pulmões limpos. O fígado não era palpável e o abdômen era flácido. Referente ao caso, está correta a seguinte afirmativa:

A) A clínica é compatível com crise de "perda de fôlego" e o lactente deve ser colocado em posição genupeitoral, receber sedação e morfina.

B) A radiografia deste paciente deve mostrar o coração com a ponta levantada (em bota) e um padrão de hiperfluxo pulmonar pela cardiopatia.

C) O propranolol deve ser trocado por digoxina, pois esta vai aumentar a contratilidade do coração e melhorar o quadro clínico.

D) Se em um recém-nascido, deveríamos encaminhar com urgência a uma maternidade para iniciar o uso de prostaglandina intravenosa.

Gabarito: D

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário