sábado, 29 de junho de 2019

UCPEL - RS - 2012 - R1 - 1 - Questao 1

UCPEL - RS - 2012 - R1 - 1 - Questao 1

João Antônio é um trabalhador na área de limpeza urbana. Tem 52 anos e é casado. No último mês, João conseguiu fazer um “plano de saúde” para ele, sua esposa e seus dois filhos. Resolveu, portanto, fazer uma revisão de saúde. Após a consulta, foi informado pelo médico que precisaria fazer alguns exames. Ao tentar autorizar seus exames, descobriu que o plano feito por ele não oferecia cobertura para exames complementares. Foi sugerido que procurasse uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar os exames. Considerando que você seja o médico dessa UBS, assinale a opção que contenha a conduta, a justificativa e o princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) que sejam coerentes com a situação de João:

A) Você não pode pedir os exames ao João, mesmo que ele possua indicação, pois o mesmo tem plano de saúde e, portanto, conforme o princípio da Equidade, ele deve cobrar da operadora do plano a realização dos exames.

B) Você pode pedir os exames ao João, caso o mesmo possua indicação, respeitando o princípio da Universalidade, pois João marcou corretamente seu atendimento na UBS.

C) Você pode pedir os exames ao João e, como ele já foi avaliado por um colega, não precisa nem marcar atendimento, somente preencher as requisições pelo SUS. Dessa forma, você obedece ao princípio da Integralidade.

D) Você não pode pedir os exames ao João, pelo menos não na UBS, mas orienta que ele o procure no seu consultório particular, onde você preencherá as requisições dos exames pelo SUS e dará um desconto na consulta. Agindo dessa forma, você responde ao princípio da Integralidade.

E) Você pode pedir os exames para João após verificar se o mesmo tem indicação para fazê-los. Dessa forma, você estará obedecendo ao princípio do controle social, afinal, João, mesmo tendo plano de saúde, é usuário do SUS.

Gabarito: B

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário