sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

UEVA - GO - 2013 - R1 - 1 - Questao 1

UEVA - GO - 2013 - R1 - 1 - Questao 1

Sr. João, 56 anos, morador da zona rural, sem acompanhamento médico de rotina, vem ao ambulatório de clínica médica da UniEVANGÉLICA por estar sentindo, há algum tempo, formigamento em ambas as pernas. A filha do paciente, que o acompanha, faz referência a que o mesmo vem apresentando também quadro de febre há 1 mês, desde que pisou em um galho de laranjeira. Na história clínica Sr. João refere quadro de poliúria e polifagia há 6 meses. Ao exame físico você percebe perda de sensibilidade em ambos os pés. O paciente apresenta também um orifício secretivo em calcâneo esquerdo com hiperemia periorificial importante e se espalhando para terço laterodistal do mesmo membro. Considerando a hipótese dignóstica do Sr. João, qual assertiva retrata melhor uma das possíveis manifestações da doença que inclusive é a manifestação do caso clínico em questão?

A) Infecções de pé diabético que geralmente ocorrem após trauma em pacientes com neuropatia diabética periférica e com doença arteriovascular.

B) Infecções de pé diabético não complicadas, que geralmente são profundas, com sinais sistêmicos de infecção, tendo sinais de celulite e isquemia tecidual evidentes.

C) Infecções de pé diabético complicadas que geralmente são polimicrobianas com crescimento na cultura de streptococos e stafilococus. O tratamento não deve ser baseado em culturas por ser geralmente um resultado de baixa sensibilidade.

D) Pacientes com sinais inflamatórios e isquêmicos locais evidentes no pé diabético e com manifestações sistêmicas de resposta inflamatória devem ser considerados como tendo quadro complicado, com necessidade inicial de cobertura antibiótica para estreptococo, estafilococo, pseudomonas e germes anaeróbios. Além disso, o alvo da antibioticoterapia deve se basear nos resultados de culturas se disponíveis.

Gabarito: D

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário