segunda-feira, 26 de novembro de 2018

UFSC - SC - 2012 - R1 - 1 - Questao 1

UFSC - SC - 2012 - R1 - 1 - Questao 1

Leia o caso clínico abaixo e assinale a alternativa CORRETA. Paciente masculino, branco, 44 anos de idade, refere que há 10 dias iniciou com quadro de febre de 38°C, dor pelo corpo, mialgia e mal-estar evoluindo com aparecimento de placas e nódulos eritematosos em membros superiores e inferiores. Os nódulos são dolorosos, com lesões tipo placas (mais de 20) em membros, e numerosos (mais de 20). A baciloscopia para BAAR foi positiva para hanseníase. A radiografia de tórax não mostrou alterações.

A) ( ) Trata-se de quadro clínico de reação tipo 2, sendo a talidomida a droga de escolha para tratamento da reação e, na impossibilidade desta, prednisona. Iniciar tratamento para hanseníase.

B) ( ) Trata-se de quadro clínico de reação tipo 1, sendo a talidomida a droga de escolha para tratamento da reação e, na impossibilidade desta, prednisona. Iniciar tratamento para hanseníase.

C) ( ) Trata-se de reação do tipo 2, e por ser de forma tuberculoide, iniciar somente tratamento para paciente paucibacilar.

D) ( ) Solicitar cultura para BAAR e aguardar resultado para início de tratamento.

E) ( ) Todos os contatos intradomiciliares devem receber dose de vacina BCG, independentemente da idade e da história vacinal.

Gabarito: A

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário