segunda-feira, 23 de julho de 2018

UFMS - MS - 2013 - R1 - 1 - Questao 1

UFMS - MS - 2013 - R1 - 1 - Questao 1

Em diversos cenários clínicos da medicina interna, uma enfermidade reumática autoimune deve ser lembrada como diagnóstico possível para explicar os sinais e os sintomas dos pacientes. Para qual situação descrita as informações adicionais de interrogatório complementar ou de laboratório não são suficientes para fortalecer a probabilidade de doença reumática autoimune?

A) Paciente de 30 anos, há 6 meses com episódios de febre recorrente mensal de efervescência espontânea, emagrecimento, artralgias, placas avermelhadas no corpo e diarreia. Informações: intensa prostração durante a febre, lesões de pele não fixas e piora com o aumento de temperatura, bom estado geral, hiperferritinemia.

B) Mulher gestante secundigesta, com aumento de níveis pressóricos no terceiro trimestre da gestação e edema de membros inferiores. Informação de proteinúria, elevação da VHS e anemia (Hb 10).

C) Paciente com hepatite C apresentando pequenas lesões purpúricas em membros inferiores. Informação de hipergamaglobulinemia policlonal e fator reumatoide positivo.

D) Paciente com dois abortamentos prévios de início de gestação. Histórico de livedo reticular racemoso e enxaqueca.

E) Paciente masculino jovem, com episódio de acidente vascular cerebral. Informação: aftas orais dolorosas recorrentes.

Gabarito: B

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário