terça-feira, 17 de julho de 2018

SES-PB - PB - 2015 - R1 - 1 - Questao 1

SES-PB - PB - 2015 - R1 - 1 - Questao 1

Analisando os princípios do SUS e correlacionando com o contexto de saúde atual, é possível afirmar que:

A) A participação da comunidade é um princípio constitucional devendo se dar através da eleição dos vereadores, deputados e senadores, apesar da insistência do governo na Política Nacional de Participação Social.

B) A universalização é um princípio do SUS, e iniciativas de provimento como o programa mais médicos que amplia o acesso da população aos serviços de cuidados primários é coerente com este princípio.

C) A integralidade é negligenciada pelo governo, quando coloca o filtro do médico generalista ou médico de família e comunidade, gatekeeper, e o impede de ir livremente para as especialidades.

D) A equidade é tratar todos de forma iguais, pela meritocracia, permitindo que todas as pessoas independente de sua classe social sejam tratadas do mesmo modo, independente de suas necessidades singulares.

E) A hierarquização é um princípio citado na constituição federal e que traduz a relação crescente de importância no sistema, ficando na base a Atenção Básica e as doenças simples, e no topo os hospitais universitários.

Gabarito: B

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário