sexta-feira, 3 de março de 2017

UNITAU - SP - 2011 - R1 - 1 - Questao 1

UNITAU - SP - 2011 - R1 - 1 - Questao 1

Paciente masculino com 65 anos, branco, casado, advogado, vem apresentando mal-estar e sensação de plenitude epigástrica, dor em cólica em flanco direito, episódios de diarreia, astenia e anemia. Foi feito o diagnóstico de câncer de cólon direito. Dentre as afirmativas abaixo, assinale a CORRETA.

A) A colonoscopia é importante no diagnóstico, pois permite visibilização de todo o intestino grosso, realização de biópsias, polipectomias e identificação de lesões metacrônicas associadas.

B) O enema baritado utiliza a repleção da luz intestinal com bário e, em seguida, o estudo de relevo mucoso por meio da pneumorrelevografia. Não permite a visualização de defeitos de enchimento, estenoses, lesões concomitantes e outros achados.

C) A tomografia computadorizada (TC) de abdome e pelve fornece importantes subsídios para o diagnóstico anatomopatológico e também para o estudo da propagação tumoral locorregional e a distância.

D) A dosagem do antígeno carcinoembriônico (CEA) não tem valor diagnóstico, mas é importante no acompanhamento e na avaliação do prognóstico.

E) O raio-X de tórax não é necessário para diagnosticar metástase.

Gabarito: D

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário