sexta-feira, 24 de março de 2017

ESPPA - RS - 2015 - R1 - 1 - Questao 2

ESPPA - RS - 2015 - R1 - 1 - Questao 2

Assinale a alternativa correta, de acordo com Campos (2013), sobre o papel das evidências nas políticas e práticas em saúde mental.

A) A Medicina Baseada em Evidências desvela a complexidade da maior parte dos problemas de saúde mental ao superar as significações imaginárias e os conflitos de interesses e valores que muitas vezes atrapalham a tomada de decisões.

B) As boas práticas em saúde mental não devem ser orientadas por evidências, dada a singularidade de cada caso e a complexidade dos problemas, determinados e condicionados por diferentes campos disciplinares.

C) As evidências devem corresponder a dados concretos da realidade, não subjugadas à produção de subjetividade do pesquisador e às representações dos usuários sobre a eficácia das práticas em saúde mental.

D) Não há sistema de valores que não se apoie em aspectos técnicos, mas a busca de soluções técnicas não deve incluir sistemas de valores para evitar a influência de forças políticas e ideológicas.

E) O profissional de saúde precisa encontrar uma posição de transversalidade, entre a frieza do saber acumulado e o calor da relação humana em curso, construindo, em cada momento, uma relação tensa, conflituosa, mas também empática e verdadeira, talvez até paradoxal.

Gabarito: E

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário