quinta-feira, 28 de abril de 2016

HSJ-MS - MS - 2015 - R1 - 1 - Questao 1

HSJ-MS - MS - 2015 - R1 - 1 - Questao 1

J.A.P.B., 38 anos, branco, trabalhador rural, natural e procedente de uma pequena cidade no interior do estado de MS. Foi atendido em consulta médica na UBS da sua cidade e referiu em sua história que há alguns meses notou uma área da pele em seu antebraço que permanecia limpa ao retornar do trabalho de campo. Observou depois, que a área referida era dormente, pois queimou tocando a pele com uma brasa de cigarro e não sentiu dor. O médico assistente examinando o local da queixa constatou que havia alteração de sensibilidade térmica e dolorosa, mas não visualizou qualquer lesão aparente, nem mesmo hipocromia da pele. A conduta correta do médico (CONFORME O MINISTÉRIO DA SAÚDE) deverá ser:

A) Encaminhar o paciente para um centro de referência, pois é necessário realizar exames específicos como reação de Mitsuda, baciloscopia e biópsia para conclusão do diagnóstico e indicação da terapêutica adequada.

B) Após conclusão que não há nenhuma outra manifestação de hanseníase, por meio de exame dermatoneurológico detalhado, concluir o diagnóstico de hanseníase e iniciar o tratamento específico para casos paucibacilares.

C) Encaminhar a um neurologista, pois na ausência de lesão de pele, será necessária uma avaliação especializada pois, nesse caso, a eletroneuromiografia é o exame mais apropriado para a conclusão do diagnóstico.

D) Após detalhado exame dermatoneurológico, o médico deverá coletar material dos lóbulos auriculares, esfregaço dérmico, para a realização de baciloscopia. A conclusão do diagnóstico só poderá ser definida com esse exame positivo.

E) Após detalhado exame dermatoneurológico e o médico não identificar qualquer outra lesão de pele, deverá concluir o diagnóstico de Hanseníase Neural Pura e iniciar o tratamento específico para casos multibacilares.

Gabarito: B

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário