terça-feira, 19 de novembro de 2019

FJG - RJ - 2014 - R1 - 2 - Questao 2

FJG - RJ - 2014 - R1 - 2 - Questao 2

Marina, 17 anos de idade, há 5 semanas vem apresentando humor deprimido e crises de choro ocasionais. Nega alterações do apetite, do sono ou da concentração. Tem ficado mais em casa, com menos vontade de sair. Nega pensamento de morte. Atribui seus sintomas depressivos ao fato de ter sido reprovada em duas matérias no colégio, motivo pelo qual terá que repetir de ano. Sente-se culpada, pois acha que sua reprovação é uma vergonha para a família. Devido ao seu mau desempenho na escola, pegou emprestados livros na biblioteca referentes às matérias em que foi reprovada e já começou a estudar mesmo antes de iniciadas as aulas. Sua mãe está preocupada com seu quadro depressivo e orientou que ela fosse à consulta na Clínica da Família. A intervenção mais adequada a ser feita pelo médico de família e comunidade é:

A) prescrever um antidepressivo, preferencialmente um tricíclico, por possuir importante efeito sedativo.

B) prescrever um benzodiazepínico por um período de até 2 semanas, de preferência o clonazepam, e reavaliar em um mês.

C) focar a abordagem em diminuir o sentimento de culpa da paciente, reforçar o apoio familiar e orientá-la a se engajar em atividades prazerosas, pois a prescrição de antidepressivos não é indicada nessa situação.

D) orientar a família para observar seu comportamento, prescrever um antidepressivo, preferencialmente um inibidor seletivo da recaptação da serotonina, para melhorar seu humor, e encaminhar à psiquiatria.

Gabarito: C

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário