quinta-feira, 5 de abril de 2018

UNICAMP - SP - 2010 - R1 - 1 - Questao 1

UNICAMP - SP - 2010 - R1 - 1 - Questao 1

Mulher, 53 anos, previamente hígida, apresenta hematêmese e melena há 1 dia. Em uso diário de diclofenaco há 20 dias para tratamento de osteoartrite de joelho. A endoscopia digestiva alta mostrou lesão ulcerada gástrica sangrante. Foi realizada terapêutica esclerosante e prescrito inibidor de bomba de prótons. Após 48 horas, sem sinais clínicos e laboratoriais de sangramento, a paciente recebeu alta hospitalar. O SEGUIMENTO MAIS ADEQUADO É:

A) Suspender o diclofenaco, manter inibidor de bomba de prótons e repetir endoscopia digestiva alta, com biópsia da lesão e pesquisa de Helicobacter pylori.

B) Diminuir a dose do diclofenaco, associar cimetidina 400 mg por dia para prevenir novo sangramento e solicitar estudo radiológico do estômago.

C) Encaminhar ao serviço ambulatorial do hospital para acompanhamento, sem necessidade de endoscopia de controle, com retornos mensais no primeiro ano.

D) Suspender o diclofenaco, manter inibidor de bomba de prótons e retornar ao serviço de urgência caso haja novo quadro de hemorragia digestiva alta.

Gabarito: A

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário