segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

HMMKB - SC - 2011 - R1 - 1 - Questao 2

HMMKB - SC - 2011 - R1 - 1 - Questao 2

Paciente feminina, 32 anos, queixa-se de dor abdominal que teve início há 3 dias, de forma abrupta, de moderada intensidade, localizada no quadrante superior direito do abdome, sem fatores de alívio, piorando com a ingesta de alimentos gordurosos . Ao exame físico da paciente há dor à palpação profunda do hipocôndrio direito acompanhada da interrupção abrupta da inspiração profunda. Solicitada ultrassonografia abdominal, esta demonstrou falhas de enchimento na luz da vesícula biliar com sombra acústica posterior, espessamento da parede da vesícula biliar e aumento do diâmetro da vesícula. Com relação ao diagnóstico firmado com os dados disponíveis neste caso clínico, é CORRETO afirmar:

A) A presença do achado ultrassonográfico de falhas de enchimento com sombra acústica posterior é imprescindível para a afirmação do diagnóstico da paciente.

B) A obstrução do ducto cístico é o evento final no desenvolvimento fisiopatológico deste diagnóstico.

C) As infestações por Ascaris Lumbricoides causam com muita frequência um quadro clínico como o descrito acima.

D) A colecistostomia é o procedimento de escolha para o tratamento desta paciente.

E) Intervenção cirúrgica de urgência estará indicada se houver suspeita de empiema, abscesso perivesicular, gangrena ou perfuração da vesícula biliar.

Gabarito: E

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário