domingo, 27 de agosto de 2017

UCPEL - RS - 2013 - R1 - 1 - Questao 1

UCPEL - RS - 2013 - R1 - 1 - Questao 1

CRS, 52 anos, procura a UBS Ribeirinha para atendimento. Ao contar sua história para o Médico de Família que atende na UBS, relata ser hipertenso de longa data, fazendo uso de diversas medicações (diz que, eventualmente, esquece-se de tomar, pois são muitas), ser fumante e ingerir cerveja no fim de semana (quantidade variável). Por um momento na consulta, demonstrou-se bastante desconfortável, chorando inclusive, dizendo estar impotente e que sua mulher não o queria mais. Preocupado com o paciente, o médico faz nova prescrição medicamentosa acrescentando um antidepressivo, solicita alguns exames complementares, diz para o mesmo que isso é uma fase da vida e que irá passar e marca retorno para quando os exames estiverem prontos. De acordo com o texto e com os preceitos do exercício médico na Estratégia de Saúde de Família, pode-se afirmar com relação à consulta:

A) Houve compaixão e empatia pelo paciente, com sincero interesse pelos seus problemas e também uma preocupação clínica evidenciada pela prescrição e solicitação de exames.

B) Certamente o modelo de atenção seguido pelo médico foi o centrado na pessoa, pois além de ter conversado com o paciente, explicando sobre a fase de vida que o mesmo estava passando, ainda complementou a consulta com exames importantes.

C) Pode-se dizer que faltou ao médico a aplicação ampliada dos preceitos da Estratégia de Saúde de Família, pois, apesar de ter-se preocupado com parte dos problemas do paciente (doença crônica), não agiu na Integralidade, deixando a desejar na dimensão do cuidado emocional do usuário, pois afinal somente prescreveu um medicamento antidepressivo e não interagiu com o paciente, tentando analisar com o mesmo o contexto geral dos seus problemas.

D) O médico demonstrou atitude ao prescrever os medicamentos necessários ao paciente e agiu na Integralidade, pois prescreveu até mesmo um antidepressivo a ele, necessário para a recuperação do indivíduo nos aspectos emocionais de sua vida.

E) A abordagem do médico não contemplou os preceitos da Medicina de Família, pois o profissional esqueceu-se de prescrever um estimulante para o paciente, em virtude do fato de o mesmo estar impotente.

Gabarito: C

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário