sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

HFA - DF - 2011 - R1 - 1 - Questao 2

HFA - DF - 2011 - R1 - 1 - Questao 2

Pedro, dezenove anos de idade, procurou atendimento médico e relatou que há uma semana tem apresentado febre e dor articular no cotovelo direito, no tornozelo direito e no punho esquerdo (não simétrica e migratória). Nos últimos três dias, passou a apresentar dispneia ao executar atividades físicas menos intensas que as habituais e ortopneia, e relata sentir há dois dias dor precordial leve e continua. Seu exame clínico mostrou palidez cutânea, aceitando mal o decúbito horizontal. O exame físico constatou temperatura axilar de 38,2ºC, pressão arterial de 120 mmHg x 72 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm. Ictus cordis localizado no sétimo espaço intercostal esquerdo, na linha axilar média esquerda, com 5 cm de extensão, impulsivo, ritmo cardíaco regular e tríplice (por terceira bulha), bulhas hipofonéticas e taquicárdicas, presença de sopro holossistólico, mais bem audível no foco mitral, irradiado para região axilar, grau 3 (classificação de Levine), que não sofreu intensificação com a manobra de Mueller; na borda esternal esquerda baixa, foi auscultado atrito pericárdico. Havia estertores pulmonares em terços inferiores de ambos os hemitórax. Abdome livre e sem visceromegalias. Dor à palpação do cotovelo direito, sem sinais flogísticos. O Eletrocardiograma (ECG) mostrou taquicardia sinusal, frequência ventricular media de 115 spm, bloqueio atrioventricular de primeiro grau, sobrecarga de câmaras esquerdas, extrassístoles ventriculares isoladas e alterações difusas e secundárias da repolarização ventricular. O resultado das hemoculturas colhidas foi negativo. O hemograma evidenciou discreta leucocitose, sem anemia. Observaram-se aceleração da Velocidade de Hemossedimentação (VHS), elevação dos níveis séricos de antiestreptolisina O e de proteína C reativa. No texto, foi mencionada a realização da manobra de Mueller durante a ausculta cardíaca do paciente. Acerca dessa manobra propedêutica, assinale a alternativa correta.

A) Consiste em colocar o paciente na posição chamada "prece maometana" e, assim, aproximar o coração da parede torácica.

B) Durante essa manobra, o paciente deve fazer uma expiração forçada com a glote fechada e, ao longo da fase de expiração, busca-se induzir o aumento da pressão intratorácica e a redução da pré-carga de trabalho do ventrículo direito.

C) Nessa manobra, o paciente assume a posição de cócoras e com isso promove-se aumento da pós-carga de trabalho do ventrículo esquerdo.

D) Nesse procedimento, solicita-se ao paciente que realize uma inspiração profunda com a glote fechada; induzindo, assim, redução da pressão intratorácica e aumento da pré-carga de trabalho do ventrículo direito.

E) Para a realização dessa manobra, pede-se ao paciente que faça uma preensão manual (esforço isométrico), e dessa forma desencadeia-se uma elevação na pós-carga de trabalho do ventrículo esquerdo.

Gabarito: D

Quer mais questoes? Acesse Prova de Residencia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário