segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

UEVA Centro Universitário UniEvangélica (GO) - SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA 2016

Informações

Vagas R1

    • ANESTESIOLOGIA – 02 vagas
    • CIRURGIA GERAL – 02 vagas
    • CLÍNICA MÉDICA – 04 vagas
    • MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE – 06 vagas
    • OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA – 02 vagas
    • ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA – 02 vagas
    • PEDIATRIA – 02 vagas

    Vagas R3

      • CARDIOLOGIA – 02 vagas

      Questões antigas

      (UEVA - GO - 2012 - R1 - Prova 1 - Questão 1)

      Maurício, 28 anos, é trazido inconsciente ao Pronto-Socorro pelo SAMU, que o resgatou de um banco de praça. O profissional do SAMU entregou ao médico do Pronto-Socorro uma seringa vazia encontrada nos pertences de Maurício. Ao exame, o paciente apresenta pupilas mióticas puntiformes bilateralmente. Os pulmões são limpos. O paciente não apresenta sudorese, diarreia ou aumento dos ruídos hidroaéreos. A frequência respiratória é de 8 movimentos respiratórios por minuto. A equipe do Pronto-Socorro informa ao médico plantonista que Maurício também é médico e sofre de dependência química. O que se observará mais provavelmente na gasometria?

      A ) acidose metabólica.
      B ) alcalose metabólica.
      C ) pH arterial normal.
      D ) acidose respiratória.
      E ) alcalose respiratória.

      Gabarito: D

      (UEVA - GO - 2013 - R1 - Prova 1 - Questão 1)

      Sr. João, 56 anos, morador da zona rural, sem acompanhamento médico de rotina, vem ao ambulatório de clínica médica da UniEVANGÉLICA por estar sentindo, há algum tempo, formigamento em ambas as pernas. A filha do paciente, que o acompanha, faz referência a que o mesmo vem apresentando também quadro de febre há 1 mês, desde que pisou em um galho de laranjeira. Na história clínica Sr. João refere quadro de poliúria e polifagia há 6 meses. Ao exame físico você percebe perda de sensibilidade em ambos os pés. O paciente apresenta também um orifício secretivo em calcâneo esquerdo com hiperemia periorificial importante e se espalhando para terço laterodistal do mesmo membro. Considerando a hipótese dignóstica do Sr. João, qual assertiva retrata melhor uma das possíveis manifestações da doença que inclusive é a manifestação do caso clínico em questão?

      A ) Infecções de pé diabético que geralmente ocorrem após trauma em pacientes com neuropatia diabética periférica e com doença arteriovascular.
      B ) Infecções de pé diabético não complicadas, que geralmente são profundas, com sinais sistêmicos de infecção, tendo sinais de celulite e isquemia tecidual evidentes.
      C ) Infecções de pé diabético complicadas que geralmente são polimicrobianas com crescimento na cultura de streptococos e stafilococus. O tratamento não deve ser baseado em culturas por ser geralmente um resultado de baixa sensibilidade.
      D ) Pacientes com sinais inflamatórios e isquêmicos locais evidentes no pé diabético e com manifestações sistêmicas de resposta inflamatória devem ser considerados como tendo quadro complicado, com necessidade inicial de cobertura antibiótica para estreptococo, estafilococo, pseudomonas e germes anaeróbios. Além disso, o alvo da antibioticoterapia deve se basear nos resultados de culturas se disponíveis.

      Gabarito: D

      Quer mais questões? Acesse www.provaderesidencia.com.br

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário